Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Brazilian Journal of Allergy and Immunology (BJAI)

Resultado da Busca

A busca para o autor ou co-autor encontrou: 12 resultado(s)


Asma grave e progressão rápida para morte: relato de caso e revisão da literatura

Severe asthma and rapid evolution to death: case report and literature review

Adelmir Souza-Machado1,2; Eduardo V. Ponte2,3; Alvaro A Cruz2,3

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2006;29(5):214-219

PDF Português

Avaliação da qualidade do sono e da qualidade de vida na asma

Evaluation of quality of sleep and quality of life in asthma

Deisiane Lima Araújo1,4; Cristina Salles1,2,6,7; Carolina Souza-Machado1,2,4,5; Adelmir Souza-Machado1,2,3,4

Braz J Allergy Immunol. 2014;2(3):107-111

Resumo PDF Português

OBJETIVO: Revisar a literatura sobre a relaçao entre asma noturna, qualidade de vida e qualidade do sono em pacientes asmáticos.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo de revisao com busca na base de dados Bireme e PUBMED, de artigos publicados em língua inglesa, portuguesa e espanhola. O estudo restringiu-se a artigos originais e de revisao, que avaliaram o tema em questao, publicados no período de 1988 a 2013.
RESULTADOS: Pacientes com asma apresentam frequentes alteraçoes do sono. As exacerbaçoes da asma geralmente ocorrem à noite, comprometendo a qualidade do sono e a qualidade de vida nos asmáticos. Estudos sugerem que pacientes com asma controlada podem apresentar alteraçoes do sono, tais como maior latência do sono, dificuldades de manter o sono, e vigília durante a noite, comprometendo a eficiência do sono. Indivíduos asmáticos apresentam sonolência excessiva diurna, déficit nas atividades diárias e na qualidade de vida.
CONCLUSAO: A qualidade do sono é afetada nos indivíduos com asma, o que pode explicar a sonolência diurna, déficit na saúde e na qualidade de vida. A ausência de controle e presença de sintomas noturnos está associada a pior índice de qualidade do sono e qualidade de vida. No entanto, pacientes asmáticos mesmo controlados relatam maior tempo de latência e vigília noturna. Essas alteraçoes do sono na asma podem estar associadas a outros fatores, como a presença de comorbidades e terapia medicamentosa.

Descritores: Asma, sono, qualidade de vida.

Avaliação da função pulmonar em indivíduos obesos assintomáticos respiratórios: correlação entre dados antropométricos e espirométricos

Lung function evaluation in asymptomatic respiratory obese individuals: correlations between anthropometric and spirometric data

Guilhardo F Ribeiro1; Leila M B Araújo2; Adelmir Souza-Machado3; Patrizia A Ribeiro4

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2007;30(6):227-231

PDF Português

Beta-2 agonistas de ultra longa duração para o tratamento da asma: há espaço?

Ultra long-term beta-2 agonists for treatment of asthma: is there a place?

Adelmir Souza-Machado1,2,3,5; Carolina de Souza-Machado1,2,4; Eduardo Costa5; José Angelo Rizzo5; Alfeu T. França5; Flávio Sano5; Gustavo F. Wandalsen5; Marcelo V. Aun5; Pedro F. Giavina-Bianchi Jr.5; João Negreiros Tebyriçá6; Dirceu Solé7

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2012;35(1):9-14

PDF Português

Broncoespasmo induzido por exercício no atleta

Exercise-induced bronchospasm in the athlete

José Angelo Rizzo MD, PhD1; Adelmir Souza-Machado, MD, PhD2; Flávio Sano, MD, PhD3; Alvaro Augusto Souza da Cruz Filho, MD, PhD2; Faradiba Sarquis Serpa, MD, MSc4; Gustavo Falbo Wandalsen, MD, PhD5; Janaina Michelle Lima Melo, MD, PhD6; Marcelo Vivolo Aun, MD7; Pedro Francisco Giavina Bianchi Jr.7; José Laerte Boechat, MD, PhD8; Eduardo Costa de Freitas Silva, MD, PhD9

Braz J Allergy Immunol. 2015;3(2):47-55

Resumo PDF Português

No presente artigo, os autores realizam uma revisao narrativa sobre a definiçao, prevalência, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento do broncoespasmo induzido pelo exercício em atletas. A prevalência varia de acordo com os critérios diagnósticos adotados, mas nos estudos que empregaram métodos objetivos, pode alcançar até 39% nos atletas de nataçao nao asmáticos, e 51% em atletas de futebol asmáticos. Sao discutidos os aspectos fisiopatológicos do broncoespasmo induzido pelo exercício, incluindo o papel da desidrataçao e da inflamaçao das vias aéreas nos atletas. Para o diagnóstico, sao mostrados dados que confirmam ser inadequado o diagnóstico baseado apenas em critérios clínicos, e é apresentada uma avaliaçao crítica dos métodos objetivos mais empregados para confirmaçao diagnóstica. Para finalizar, os conceitos atuais de prevençao do broncoespasmo induzido pelo exercício sao apresentados, ressaltando que em atletas de elite o máximo desempenho é exigido, e qualquer reduçao da capacidade física pode separá-los da vitória.

Descritores: Asma induzida por exercício, asma, diagnóstico, terapêutica.

Caracterização clínica e marcadores sistêmicos de inflamação da rinite alérgica em indivíduos infectados pelo HTLV-1

Clinical and systemic inflammatory markers of allergic rhinitis in subjects infected by HTLV-1

Tatiana S. Galvao1; Adelmir Souza-Machado2; Ailton Melo3

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2006;29(2):89-93

PDF Português

Efeitos tóxicos atribuídos ao cloreto de benzalcônio sobre a mucosa nasal e atividade mucociliar

Toxic effects attributed to benzalkonium chloride on nasal mucosa and mucociliar activity

Adelmir Souza-Machado1; Joana G. Valverde2; José S. Santana-Junior2; Lara G. Barreto2; Gabriela S. Nonato2; Karinn F. Hagenbeck2; Denise V. Xavier2; Jamile M. Brasil2

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2008;31(1):2-9

PDF Português

Fatores associados ao conhecimento de crianças e adolescentes asmáticos sobre a asma

Factors associated with asthma knowledge among asthmatic children and adolescents

Tássia Natalie Nascimento Santos1; Ana Carla Carvalho Coelho1; Carolina Souza-Machado2; Adelmir Souza-Machado3

Braz J Allergy Immunol. 2014;2(4):139-146

Resumo PDF Português

Asma é uma doença respiratória crônica que ocorre frequentemente em escolares e adolescentes, podendo ocasionar reduçao temporária ou permanente do rendimento escolar. Pode passar despercebida pelos pais e adolescentes, facilitando a ausência de controle e promovendo desfechos desfavoráveis. O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre fatores associados ao conhecimento sobre a doença em crianças e adolescentes asmáticos. Revisao sistemática da literatura foi realizada, com busca nas bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS. Descritores pesquisados simultaneamente foram asthma, adolescents, children, parents, hospitalization, school health, health education, knowledge e morbidity. Os 13 artigos incluídos relataram avaliaçao de pacientes asmáticos nas faixas etárias de 6-12 anos e 13-18 anos, com desenhos de estudo do tipo corte transversal, coorte, ensaios clínicos controlados e caso controle. Os resultados mostraram que o nível de conhecimento em asma está associado a crenças, atitudes, nível de escolaridade dos pais, condiçoes socioeconômicas, diagnóstico prévio de asma na família. Fatores como relaçao dos profissionais de saúde, informaçoes fornecidas sobre asma pelos profissionais de saúde e posse de medicaçoes para resgate e controle da asma também estao diretamente associadas ao conhecimento sobre a doença. O conhecimento sobre a asma influencia na reduçao do absenteísmo escolar e controle dos sinais e sintomas da doença. Fatores biológicos e socioeconômicos relacionados à enfermidade, presença de atopia na família e acesso ao tratamento podem estar associados ao nível de conhecimento dos asmáticos e seus pais. Estratégias incluindo intervençoes escolares para educaçao em asma sao eficazes na melhoria do conhecimento sobre a doença.

Descritores: Asma, adolescentes, crianças, hospitalizaçoes, saúde escolar, conhecimento, educaçao em saúde, morbidade.

Fatores de risco para morte por asma

Risk factors for death from asthma

Andréia G.O. Fernandes1; Carolina Souza-Machado2; Adelmir Souza-Machado2; Alvaro A. Cruz2

Braz J Allergy Immunol. 2013;1(3):143-148

Resumo PDF Português

OBJETIVO: Revisar a literatura quanto a fatores de risco associados a mortes por asma e estratégias utilizadas para prevençao de óbito entre asmáticos.
MÉTODOS: Revisao narrativa a partir dos principais artigos abordando o tema de interesse em português e inglês, publicados nos últimos 30 anos, selecionados nos seguintes bancos de dados: MEDLINE, SciELO, Lilacs e BIREME. Fontes complementares de pesquisa foram os sítios da Organizaçao Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil.
RESULTADOS: A asma é responsável por uma elevada morbidade, resultando em hospitalizaçoes, asfixia recorrente e mortes prematuras, passíveis de prevençao. Mortes por asma sao consideradas eventos incomuns, sendo, na maioria das vezes, evitáveis se a doença, e particularmente sua exacerbaçao, for diagnosticada e tratada precocemente. Fatores biológicos e psicossociais e fatores relacionados à enfermidade, tais como os relativos à reduçao da funçao pulmonar dos pacientes, e ao seu tratamento, podem estar associados à ocorrência de óbito entre asmáticos. O diagnóstico precoce, o uso adequado dos medicamentos, e intervençoes com abordagem educativa para obter adesao e uso adequado das medicaçoes inalatórias, bem como a orientaçao sobre plano de açao para exacerbaçoes, podem evitar hospitalizaçoes e mortes.
CONCLUSOES: A asma é uma doença crônica muito frequente. Quando nao é controlada adequadamente pode resultar em hospitalizaçoes e mortes, que podem ser prevenidas por estratégias terapêuticas eficazes e efetivas amplamente validadas, que incluem medicamentos e educaçao para o autocuidado supervisionado no tratamento imediato de exacerbaçoes.

Descritores: Asma, mortalidade, fatores de risco, prevençao.

Freqüência de depressão em pacientes ambulatoriais com asma moderada e grave

Frequency of depression in moderate and severe asthmatic outpatients

Adelmir Souza-Machado1; Dione Tonheiro-Machado2; Patrícia G. Portela3; César Fontenelle-Neto4; Alvaro A. Cruz5

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2001;24(3):90-97

PDF Português

Guia para o manejo da asma grave

Guideline for the management of severe asthma

Eduardo Costa, MD, PhD1; Janaina Michelle Lima Melo, MD, PhD2; Marcelo Vivolo Aun, MD, PhD3; Pedro Francisco Giavina Bianchi Jr., MD, PhD3; Jose Laerte Boechat, MD, PhD4; Gustavo Falbo Wandalsen, MD, PhD5; José Angelo Rizzo, MD, PhD6; Alvaro Augusto Cruz, MD, PhD7; Adelmir Souza-Machado, MD, PhD8; Flavio Sano, MD, PhD9; Faradiba Sarquis Serpa, MD, MSc10

Braz J Allergy Immunol. 2015;3(5):205-225

Resumo PDF Português

O conceito e a abordagem da asma grave sofreram modificaçoes ao longo das últimas décadas. Atualmente sao considerados asmáticos graves os pacientes que necessitam das etapas 4 ou 5 de tratamento da Global Initiative for Asthma (GINA) para evitar o descontrole da doença ou que permanecem nao controlados apesar dessa terapêutica. O diagnóstico de asma grave deve ser estabelecido após avaliaçao de condiçoes que contribuem para o nao controle da doença, como a adesao e o acesso ao tratamento, a técnica inalatória, os diagnósticos diferenciais e as comorbidades prevalentes nessa populaçao. Além da terapia com corticosteroides inalados em alta dose associados a beta-2 agonistas de longa açao, antagonistas do receptor muscarínico de longa açao e agentes biológicos dirigidos contra moléculas bioativas envolvidas na fisiopatologia da doença têm demonstrado eficácia no controle da asma. A introduçao das terapias alvo com agentes biológicos na etapa 5 da GINA permite um tratamento de precisao, baseado no fenótipo e/ou endótipo da asma, e representa uma nova e grande janela de oportunidade no controle da asma grave. Nesse contexto, este guia foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para uma melhor abordagem da asma grave por parte do especialista.

Descritores: Asma, diagnóstico, terapêutica.

Imunopatogênese da infecção pelo HTLV-1: influência sobre a resposta imune tipo 2

Immunopathogenesis of HTLV-1 infection: influence upon type 2 immune response

Adelmir Souza-Machado1; Alvaro A Cruz2; Tatiana S. Galvao3; Edgar M. Carvalho4

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2003;26(4):159-167

PDF Português

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações